terça-feira, 4 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
.O frasco mais antigo do mundo.
O mais antigo frasco de perfume que se tem historia no mundo,foi encontrado por arqueólogos Italianos no Chipre. Com extratos de lavanda, pinho louro, alecrim, fragmentos das essências tinham 4 mil anos. a produção do perfume acham que deve estar relacionada à deusa grega Afrodite, do amor. A ilha de Chipre é o local de origem do culto a ela.
O mais antigo frasco de perfume que se tem historia no mundo,foi encontrado por arqueólogos Italianos no Chipre. Com extratos de lavanda, pinho louro, alecrim, fragmentos das essências tinham 4 mil anos. a produção do perfume acham que deve estar relacionada à deusa grega Afrodite, do amor. A ilha de Chipre é o local de origem do culto a ela.
O perfume:
Uma mistura de óleos essenciais aromáticos, fixador e álcool,
O óleo essencial é um concentrado extraído de materiais primas de três origens: vegetal, animal e sintética. Uma fórmula de perfume tem em média de 40 a 250 matérias primas, escolhidas entre aproximadamente 1500 essências naturais e 4500 sintéticas, ou seja, as combinações são infinitas.
Matérias- primas
Vagetais: flores, raízes, caules e folhas,musgos, ervas,madeiras,grãos,cascas de arvores.
Entre as matérias mais utilizadas,as flores,é sempre a inspiração dos perfumistas,tendo como exemplo, as rosas e os jasmins.
Exemplos de matérias- primas:
___________ ____________________________________________
___________________________________________________
lang-ylang (flor) / rosas de maio( rosas) / grãos-(ambrete) / madeiras e cascas(cedro)
__________________________________________________________________
Patchuli - Indonésia (folhas) / Lavanda (ervas aromáticas) / Vetiver (raiz) / Bergamota - da Calábria e Costa do Marfim (cítricas)
Curiosidades:
1) Ylang-ylang: deve ser colhida ao raiar do dia e imediatamente colocada para secar. Considerada símbolo afrodisíaco, é bastante usada para cobrir a cama dos casais na noite de núpcias.
2) Tuberosa: por causa da delicadeza de suas flores, que precisam ser colhidas à mão, o processo de extração de seu óleo é caríssimo e usado apenas nas mais refinadas criações. Conta uma lenda que, se as donzelas cheirassem flores de tuberosa à noite, poderiam sofrer uma intoxicação voluptuosa.
Matérias-Primas Animais
Aromas de origem animal, como almíscar ou musk, cívet, ambergris e castoreum ficaram populares durante a Renascença. Por sua força e persistência, são responsáveis pelas notas de fundo de um perfume. Ou seja, funcionam como excelentes fixadores. Com o passar do tempo, as práticas de extração foram regulamentadas para assegurar a sobrevivência das espécies envolvidas. Hoje, os ingrediente sintéticos substituem bem os originais.
Exemplos de matérias-primas:
Âmbar, secreção rejeitada pela cachalote e recolhidas nas águas do Oceano Índico e ao longo da Costa do Peru.
Matérias-primas sintéticas
Aromas sintéticos são réplicas dos naturais e permitiram inúmeras combinações antes improváveis. Um exemplo desses ingredientes são os aldeídos, substâncias que fixam as fragrâncias das flores, o que possibilita o uso da matéria-prima natural em menor quantidade.
O sucesso do Chanel n°5, criado em 1921, foi graças a dose de aldeídos usada na fórmula, isso porque o efeito que ele produz jamais seria conseguido apenas com substâncias naturais.
A contribuição das notas sintéticas para a perfumaria moderna foi muito significativa possibilitando uma grande evolução. Enquanto o portfólio de fragrâncias naturais permanece praticamente na mesma, as notas sintéticas alcançam um número sem limites no repertório olfativo.
Curiosidades: Ozônico: termo empregado para descrever aromas sintéticos similares ao do ar fresco. Muito parecido com o cheiro que sentimos após a chuva.
Pirâmide Olfativa
Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo, como fogos de artifício: primeiro explode com as notas de cabeça (ou de saída) que devem prender a atenção desde os primeiros segundos da evaporação. São as notas mais voláteis e refrescantes.
Em um segundo momento, se desenvolve e se enriquece gradualmente com as notas de coração que dão personalidade e o caráter da fragrância.
E, por fim, permanece com as notas de fundo que dão a tenacidade e a profundidade da fragrância; são as responsáveis pela fixação do perfume, perdurando na recordação.
Assinar:
Postagens (Atom)